Sou um cristão depressivo, e daí?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Psiquiatria clínica (SBPC), “a depressão é uma doença "do corpo como um todo", que compromete seu corpo, humor e pensamento. Ela afeta a forma como você se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas”.
A depressão tem levado milhares de cristãos a desconfiarem e desacreditarem em Deus, é uma fase de total reclusão, de onde até mesmo Deus está extinto, não por se afastar, mas por o afastarem. A depressão como doença é multicausal, ou seja, não é formada apenas por uma causa, mas por várias.
Os sintomas variam, são numerosos, mas os mais intensos e comuns são: o desinteresse, o desânimo, a irritabilidade, insônia, perda de peso, déficit de concentração entre outros sintomas. Muitos cristãos, na maioria mulheres, sofrem com esta enfermidade; e alguns a denominam de doenças crônicas de ordem espiritual. Não, depressão é uma doença patológica, e nestes momentos de extrema debilidade ficamos suscetíveis às retaliações demoníacas.
É nesta hora que devemos buscar ao Senhor, pois o problema psicológico estende-se ao espiritual. A bíblia nos instrui a confiarmos em Deus, não em descreditarmos seu poder; sim; descreditarmos mesmo, pois passamos a não darmos créditos ao Senhor. “Lançando sobre ele toda vossa ansiedade, pois ele tem cuidado de vós”, este é o convite e a afirmativa para quem deseja descansar no Senhor em meio aos mares bravios que enfrentam.
Uma vez que vivo em depressão, desânimo e inquietude, meu corpo reagirá com diversos males, mas, se lançar minhas ansiedades, angustias e desânimos ao Senhor, certamente também agirá. Afirmar que sou depressivo, primeiro: é afirmar que sou um doente que está ou precisa de tratamento, agora, afirmar que há tratamento e não cura estou subestimando o cuidado de Deus sobre mim; uma vez que digo acreditar em Deus.
Não há nada que o Senhor não possa fazer, em absoluto. Uma vez que em Deus confiamos, estamos à mercê de suas benfeitorias, mas, em contrapartida não crendo, estou entristecendo ao Senhor que pode e deseja agir em meu favor. Você deseja ser curado, sim, então descanse no Senhor.
Nossa fé é pensante, racional, por isso deves por os pingos nos “is” e confiar no Senhor te todo teu coração. Vivo esta realidade há muitos anos, com um familiar, e só há cura com o controle mental, e só há controle mental, descansando em Deus, e só descansam em Deus, aqueles que Nele confiam.

Calebe Ibaldo Moreno
Departamento de Comunicação - Calebe_ibaldo@hotmail.com

0 comentários:

Postar um comentário